Rússia quer banir Death Note

09:10:00 6

Death Note, Já proibido em escolas na China e fonte de controvérsia em diversos países, o título desta vez causou discussão na Rússia, onde recentemente teve seu banimento requerido pela Organização de Pais da federação.
(Poderá conter spoilers do manga Death Note e Bakuman)


O presidente Vladimir Putin recebeu uma carta aberta com o pedido, a qual alega que o título é uma má influência às crianças e solicita uma regularização de todas as adaptações relacionadas à obra. A controvérsia surgiu a partir de uma ocorrência registrada em 20 de fevereiro na cidade de Yekaterinburg, em que uma menina de 15 anos pulou do 13º andar de um prédio.
A polícia encontrou no quarto da jovem uma anotação, escrito “Não consigo mais viver”, junto a quatro volumes do mangá de Death Note. A investigação estava trabalhando com a possibilidade de uma conexão entre a causa que levou ao ato e a obra, que foi lançada no país em 2012. O ato da garota lembra uma das cenas finais do mangá, a qual sugere que a personagem Misa Amane dá cabo à própria vida pulando do alto de um prédio.
Ainda há um caso, ocorrido na Bélgica em 2007, em que o suspeito deixou no local do crime um bilhete com a frase “Watashi wa Kira desu” (“Eu sou o Kira”). Esse próprio caso é sugerido no mangá Bakuman, dos mesmos autores de Death Note, em que os protagonistas, que são mangakás, lidam com as notícias de que bilhetes, com referência a uma polémica obra sua, eram deixados nos locais de crimes.
A mídia da Rússia vem destacando uma série de pessoas que tiraram a própria vida possivelmente ligadas a obsessão por animes e demais produções japonesas. Foram constatados no país pelo menos seis casos parecidos no ano passado em que as pessoas tinham interesse por cultura japonesa. Na época, a rádio estatal A Voz da Rússia atribuiu, de forma parcial, os atos aos animes.
De acordo com a Unicef, a Rússia é o terceiro país com o maior número de jovens tirando a própria vida, depois de Belarus e do Cazaquistão, não por acaso, ex-membros da União Soviética.

Isto é um caso grave. Muitas vezes os animes são associados a crimes o que é de todo mentira. 
Culpar os animes é uma maneira cobarde de não assumir responsabilidades.
Espalhem a noticia e evitem que os nossos países sejam os próximos!

6 Comentários de "Rússia quer banir Death Note"

avatar

'o' <- Tipo, eu estou completamente assim!
Nossa, como isto pode acontecer?! Tipo, eu não acho que seja culpa dos animes. Isso se chama de Obsessão, isso é demais, mas a culpa não é dos animes :/

avatar
C.CMod

Isto é o pretexto que pessoas más usam para se convencerem de que o que estão a fazer é correto.
E as pessoas que se suicidam já são sensíveis, isto é só o último pretexto para tirarem as suas vidas. Infelizmente...

avatar

Meu Deus! Isto é, de certa forma, horrível!
Quero dizer, isso que as pessoas fazem em relação à casos de animes, fazem as pessoas de "fora" verem que o Anime é uma má influência na vida das pessoas, levando elas para o mal caminho, como muitos dizem.
O que na verdade é culpa das próprias pessoas, que tiram uma ideia errada. Ou melhor, que querem ganhar certa atenção e fazem besteira.
Esses incidentes que ocorreram dão ideias, mas eles são realmente horríveis. Pelo menos que tenham consciência de seus atos.
Ótimo Post. Eu estou pensando em fazer um sobre uns fatos que acho absurdo acontecerem no mundo, em si. Após esse Post, possivelmente colocarei algo parecido com este assunto. ^^

avatar

sempre colocam a culpa nos animes -_-

avatar
C.CMod

É verdade, não só mancha o nome do anime para os de fora como eu acho uma ofensa para os autores e mangakas.
O mundo já não sabe mais onde colocar a responsabilidade de não dar atenção a quem precisa.

avatar
C.CMod

O que é um erro, pois as pessoas que fazem isso já estão degradadas psicologicamente. O anime é apenas uma desculpa para os seus atos.