Japão contra os meios alternativos de assistir anime

08:59:00 6

E de novo o governo japonês declara guerra mundial contra os meios “alternativos” de ver animes e mangás. Dessa vez o ataque é mais específico e massivo, sendo que os principais alvos são os de streaming online e download sem autorização.
A iniciativa partiu do METI (Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão) e de mais 15 empresa de produção de animes e mangás. Recebendo o nome de MAGP (Manga Anime Guardians Project), a ação apresentou um documento do ano passado, da Agência de assuntos culturais japonesas, revelando que, contando apenas os sites chineses, houve uma perda de 5,5 bilhões de dólares e esse número já ultrapassa os 19 bilhões esse ano.
As medidas começaram a ser tomadas no dia 1° de agosto, com duração estimada de 5 meses e miram todos os sites que distribuem de forma ilegal 580 títulos divulgados em uma lista pelo METI, onde 500 são de animes e 80 de mangás. Entre eles: Naruto, Hunter x Hunter, One Piece, Pokémon, Sailor Moon, Ataque dos Titãs, Bleach, Fairy Tail e Toriko.
O Manga-Anime Anti-Piracy Committee, grupo que se responsabiliza pelo adiantamento do processo, produziu um vídeo agradecendo a todos os fãs dos quadrinhos e animações japonesas.
Além do vídeo, foi criado um site onde os usuários podem encontrar maneiras oficiais para acompanhar os títulos citados.
A julgar pelos nomes já mencionados, e os demais que conferem no site, podemos ver que empresas como as gigantes dos mangás Shueisha e Kodansha aderiram a causa, assim como vários estúdios e produtoras de animes.

6 Comentários de "Japão contra os meios alternativos de assistir anime"

avatar
Anónimo

Já tinha ouvido e lido essa notícia. Acho meio estúpido isso, porém compreendo. Eles fazem mangás e animes pelo dinheiro e-e'' Mas duvido muito, mas muito mesmo que os mangás e os animes seriam conhecidos pelo mundo inteiro se não fosse pelos sites que os disponibilizam animes e mangás. Eu vivo em Portugal e aqui quase não à nenhuns mangás à venda e animes virados para o público adolescente são bastante escassos.
Não acho que eles estejam a pensar muito nos fãs de anime e mangás pelo mundo em que os seus países não disponibilizam os animes nem mangás.

Pena que esse site encontrasse em inglês, eu não me dou bem com o inglês.

Bom, eliminam uns site e vão aparecer outros, não acho que vá fazer muita diferença.

avatar
C.CMod

Compreendo. Eu também sou de Portugal e sei do que falas. Especialmente no caso dos animes. É praticamente impossível encontrar DVD's licenciados sem ser de Pokemon, Yu-Gi-Yo e etc's por cá. E os mangás, os poucos que há, são caros e em inglês.
No caso dos downloads ilegais eu percebo mas os sites online não vejo o porquê de os tirarem.

avatar

Oi, C.C!~ Você já conhece o Senbonzakura? Se não, agora é uma ótima oportunidade de conhecê-lo! ^^ O Senbon é um projeto inspirado no já extinto Condomínio das Otakus, onde existiam prédios com o tema de diferentes animes. No Senbon, os prédios foram substituídos por andares, mas a função deles é a mesma: realizar vários jogos e desafios para que seus moradores se divirtam e possam ganhar prêmios como avatars, buttons e muito mais dos seus animes preferidos! Recentemente o Senbonzakura passou por uma grande reforma, tornando-se mais versátil e acolhedor! Nosso andar mais recente é o que eu administro, o de Naruto/Naruto Shippuuden ^^ Temos vagas abertas em todos os andares no momento, por isso venha se divertir conosco!~

Mitsuboru [ Equipe Senbonzakura ]

avatar
Anónimo

Uhum, eu nunca vi DVD's de animes .-. Pois, agora há uma editora que começou a apostar nos mangás também, a ASA, mas não tem lá muitos mangás. Se fores de Lisboa existe uma loja com mangás em pt-br.
Bom, os sites online não são muito diferentes dos downloads... Eles continuam perdendo o dinheiro.

avatar
C.CMod

Infelizmente não sou de Lisboa, o que torna as coisas ainda mais complexas, a loja de mangas mais perto de onde moro é em Coimbra.
Sim, mas eles podiam licenciar pelo menos um site em cada país.

avatar
C.CMod

Oh, não sabia da existência do blog. Obrigado pelo convite, prepara-te porque terás uma nova moradora ^^